Estamos vivendo um momento de crise, decorrente a pandemia do coronavírus – covid-19, está situação faz com que as pessoas e organizações sejam desafiadas a tomarem decisões novas e emergenciais. No mundo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo – VUCA, em constantes mudanças, o trabalho é um dos aspectos mais importantes da sociedade e é o mais afetado.
Essa circunstancia pode criar e gerar situações de estresse, ansiedade, medo, a novidade do trabalho em home office e incertezas do mercado, então cuidar das pessoas que integram uma organização nunca foi algo tão importante e necessário nos últimos dias e desafiador para área de Recursos Humanos, priorizar a saúde e bem estar dos colaboradores.
É importante que a gestão de pessoas, utilize a comunicação interna de forma clara e transparente para manter a saúde dos colaboradores e um clima organizacional harmônico.
Com objetivo de contribuir com as organizações, compartilhamos alguns pontos que devem ser adotados neste momento de pandemia:
Visão Organizacional: Definir uma visão organizacional de como a empresa se posiciona neste momento de crise é primordial. Em seguida, informar aos colaboradores as medidas adotadas para não gerar pânico.
Comunicação Efetiva: A comunicação interna deve manter a direção e a visão da organização e apontar quais são as dificuldades e quais medidas estão sendo tomadas para superar o momento.
Parceria Interna: Os departamentos precisam estar alinhados com suas estratégias para alcançar a solução e o resultado
Engajamento dos Líderes: Os líderes são gestores, e seus comportamentos indicarão sobre a importância e cuidado com seus colaboradores. É importante que as lideranças sejam treinadas para realizarem o seu papel de forma eficácia e engajar as pessoas.
Soft Skills (habilidades comportamentais): Cada colaborador reagirá de maneira diferente neste momento, é importante que a gestão de pessoas juntamente com a liderança tenha empatia para entender e respeitar os obstáculos e dificuldades de cada um, demonstrar colaboração e oferecer ajuda e o trabalho em equipe, ter flexibilidade e estar aberto para o novo e o principal ter inteligência emocional, mudar o mindset para entender o que será positivo e usar o momento com a criatividade e reinventar as relações de trabalho.
Mudanças Trabalhistas: O RH/DP precisa acompanhar todas as mudanças previstas na legislação trabalhista, os impactos e benefícios para organização e os colaboradores.
Novos Procedimentos e Métodos de Trabalho: É hora de ampliar novos procedimentos e métodos organizacionais. Um método já adotado pelas organizações é o trabalho home Office.
Melhoria Contínua: A gestão de pessoas fomenta nos profissionais o desejo e a oportunidade para melhorar o desenvolvimento e desempenho. Em momentos de crise, podem surgir grandes talentos, que devem ser estimulados e aproveitados.